Horta comunitária em condomínios

Horta comunitária em condomínios
horta comunitária

Saiba quais são os cuidados necessários para se fazer uma horta comunitária no seu condomínio.

As hortas comunitárias urbanas estão ganhando popularidade no Brasil e no mundo. Além de promover a agricultura orgânica e o consumo de alimentos saudáveis, elas contribuem para a estética de áreas comuns, auxiliam na educação das crianças e ainda servem como atividade de lazer para os moradores.

E com a internet, não existe a necessidade de um especialista para se construir uma horta já que é fácil ter acesso às informações de como construir e cuidar de uma.

Um grande empecilho, porém, que muitos dizem ter é a falta de espaço nos condomínios, mas hoje existem soluções para o cultivo de plantas em espaços pequenos, a horta vertical é uma delas.

Temos também que lembrar que as hortas precisam de cuidados essenciais, entre eles a irrigação diária, a limpeza de ervas daninhas, adubação frequente, tratamento contra pragas e o rodízio de espécies de plantas (para não ‘cansar’ o solo, o que também ajuda a evitar que pragas voltem às plantas).

Como implementar e manter uma horta comunitária no seu condomínio?

As hortaliças precisam ser regadas, o que acaba aumentando o consumo da água. Para ajudar nisso e ainda economizar água no longo prazo, ter uma cisterna seria uma ótima solução para isso.

Outro ponto a ser muito bem pensado é o local onde a horta estará. Algumas opções são: usar uma área verde que esteja sem vegetação, construir canteiros com tijolos, manta impermeabilizante e terra ou ainda comprar canteiros prontos. E ainda tem-se a opção fazer a horta em vasos ou fazer o upcycling usando garrafas PET (ou outro material que seria jogado fora) como vasos para se fazer uma horta vertical.

Um dos cuidados essenciais de uma horta é adubar, podem-se usar os resíduos sólidos orgânicos dos moradores para realizar compostagem. Isso além de ser o mais indicado, não tem custos para o condomínio.

Para não precisar ficar comprando sementes, pode-se usar as próprias plantas para fazer mudas e replantar, o que ajuda na economia.

Por ser comunitária, é preciso muita organização para que não haja falta nem exagero de rega. Uma idéia interessante é identificar os moradores mais interessados a participar ativamente do cultivo e fazer uma escala de rega. Enquanto que para os outros cuidados, pode-se fazer um acordo com a empresa que cuida das áreas verdes do condomínio para que ela ajude na horta.

Quer saber como deixar seu condomínio mais inteligente e seguro e tornar o controle de acesso do seu condomínio mais eficiente?

A Shielder Tecnologia pode te ajudar. Entre em contato através do nosso site https://www.shielder.com.br/, nosso blog https://blog.shielder.com.br/ ou email [email protected].