Como praticar a boa vizinhança no condomínio

evitar barulhos e praticar a boa vizinhança
Praticar a boa vizinhança para um melhor convívio com os vizinhos

Saiba como a prática da boa vizinhança pode melhorar a vida de todos no condomínio

Antes de tudo, praticar a boa vizinhança facilita a vida de todos.
Os vizinhos estão mais presentes no dia a dia do que familiares ou amigos. E, em uma eventual emergência, é bom poder contar com quem está logo alí ao lado.

Do mesmo modo que esse convívio pode se transformar em uma boa amizade, a falta de bom senso pode levar a conflitos que podem gerar inimizades.

Portanto, manter uma boa relação com seus vizinhos e com os colaboradores do seu condomínio torna o convívio mais agradável.

Problemas de convívio no condomínio

De fato, os principais problemas de convívio estão relacionados ao barulho, a segurança, ao trânsito de veículos e aos animais de estimação.

  1. O barulho é responsável por muitos atritos. O som alto da tv, de músicas, festas ou até de conversas e reformas fora do horário permitido pelas normas do condomínio.
  2. Outro causador de problemas de convívio no condomínio está relacionado à segurança. Permitir a entrada de visitantes sem a identificação e deixar o portão aberto facilitam o acesso de pessoas mal intencionadas.
  3. Muitos desentendimentos são causados por hábitos inadequados com animais de estimação. Como passear sem guia com o cachorro sozinho pelo condomínio e não recolher as sujeiras. Sendo assim, andar com o cachorro na guia pode evitar muitos acidentes, como mordidas e atropelamento. E recolher as fezes é questão de higiene e saúde.

A importância das regras do condomínio

As regras dos condomínios existem para evitar problemas de convívio entre moradores e colabores. Bem como definir limites para que todos possam usar as áreas comuns da melhor forma. Elas também servem de guia para a boa convivência.

Nesse sentido, é imprescindível que sejam bem definidas e respeitadas por cada um. Ou seja, ler o regulamento com atenção é dever de todos. E comparecer às reuniões e assembléias é importantes para quem deseja sugerir mudanças e participar das decisões.

Respeito e educação

Acima de tudo, viver em sociedade é uma necessidade, mas não é tão simples. Sendo assim, é importante ressaltar que todas as pessoas são diferentes e cada uma tem a sua personalidade.

Então, para que a convivência com os outros ao redor seja agradável, é preciso respeitar as diferenças e tratar a todos com educação.

Ou seja, o respeito e a educação ao falar tanto com condôminos quanto com os colaboradores do condomínio, diminui os problemas e torna sua resolução mais fácil.

Afinal, não é melhor resolver as desavenças sem brigas?
Logo, o diálogo e o bom senso são sempre o melhor caminho para se resolver os conflitos do condomínio.

O site SíndicoNet disponibiliza uma Cartilha de Etiquetas em Condomínios. Acesse e saiba mais sobre como manter o bom convívio com vizinhos e colaboradores.

Quer saber como deixar seu condomínio mais inteligente e aproveitar funcionalidades para tornar o controle de acesso do seu condomínio mais eficiente?

A Shielder Tecnologia pode te ajudar.

Entre em contato através do nosso site https://www.shielder.com.br/, nosso blog https://blog.shielder.com.br/ ou email [email protected].

Deixe um comentário