Como proceder com obras em condomínio

Como proceder com obras em condomínio
Obras em condomínios

Saiba quais são seus deveres ao fazer uma obra quando você mora em condomínio.

Fazer uma obra quando você mora em condomínio não é tão simples quanto chamar os profissionais, negociar e começar. E você sabe como deve proceder quando decide fazer obras em condomínio?

Antes de mais nada é preciso informar o síndico para que ele autorize e acompanhe a obra que deve ser nos horários determinados. E existem normas a serem seguidas, principalmente quando estamos em um condomínio vertical (prédio).

No caso dos condomínios verticais, existem uma norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) com exigências para uma reforma.

A norma 16280 da ABNT

Em 2014, a ABNT publicou uma norma que exige a apresentação de um plano de reforma assinado por um profissional da construção civil (um engenheiro ou um arquiteto) que garanta a segurança e a durabilidade da obra. Ou seja, o profissional que assina este plano ficará responsável pela obra.

É também necessário o acompanhamento de todo o processo da obra pelo síndico, que verificará que os reparos condizem com o plano de reforma e com toda a documentação apresentada. (você pode conferir a norma, atualizada em 2020, no site da ABNT no seguinte link: https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=459038).

A importância das normas e dos cuidados

Antes de tudo, é essencial seguir as normas, já que reformas em apartamentos podem trazer riscos à estrutura do edifício caso não cumpram o planejamento estabelecido.

Um cuidado que o condomínio deve ter é contratar um perito na área para verificar as condições do prédio após a reforma. Bem como os moradores devem estar cientes de que será necessário que eles recebam o profissional em sua casa para a checagem.

E se não respeitar a norma?

Caso o morador não comunique a realização da reforma no apartamento, o síndico pode denunciar o fato à prefeitura, bem como entrar na justiça e pedir a paralização da obra. Ele também pode impedir que os prestadores de serviço e entregadores entrem. As consequências dependem das normas do condomínio.

Sendo assim, esses cuidados são essenciais, já que qualquer risco à estrutura do prédio pode significar risco à saúde e à vida de todos.

Logo, se você precisa ou quer fazer uma reforma em sua casa ou apartamento, converse com o síndico e veja o que é necessário para fazê-la da forma mais segura para todos.

Quer saber como deixar seu condomínio mais inteligente e tornar o controle de acesso do seu condomínio mais eficiente?

A Shielder Tecnologia pode te ajudar. Entre em contato através do nosso site https://www.shielder.com.br/, nosso blog https://blog.shielder.com.br/ ou email [email protected].