Saiba como evitar e como proceder caso aconteçam incêndios em condomínios
Incêndios domésticos são muito comuns e suas maiores causas estão relacionadas ao comportamento das pessoas dentro de casa. Eletrodomésticos e eletrônicos ligados inadequadamente, fiações precárias e até adaptadores com muitas tomadas em uso são algumas das principais causas de princípios de incêndio.
Por isso é imprescindível que os condomínios conheçam bem as medidas de segurança contra incêndios. Não só para evitá-los, mas também para ter um plano de ação para essa situação.
As principais medidas de segurança
Independentemente se o condomínio é vertical ou não; se é comercial, industrial ou residencial. Todos devem ter um sistema seguro para casos de incêndio, que incluam medidas de segurança.
Existem alguns itens de extrema importância para que as medidas de segurança seja cumpridas. Listamos abaixo eles:
– Luzes de emergência em escadarias, espaços comuns e outros pontos estratégicos;
– Alarmes sonoros em bom estado de conservação e que possam ser ouvidos por todos;
– Saídas de emergência bem sinalizadas, mapeadas e divulgadas;
– Extintores e equipamentos de combate de incêndio dentro da validade, em locais visíveis, de fácil acesso e sinalizados;
– Portas corta-fogo em todos os andares;
– Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) emitido pelo Corpo de Bombeiros do estado onde o condomínio está localizado, que atesta que tudo está adaptado para facilitar a evacuação e a entrada dos bombeiros.
Além disso, uma das exigências do AVCB é o plano de abandono, que precisa ser de conhecimento de todos.
O Plano de Abandono
É natural que em um caso de incêndio haja pânico entre as pessoas. E é por isso que o plano de abandono deve ser conhecido por todos e que ele seja simulado e treinado pelo menos duas vezes ao ano.
Esse treinamento é de extrema importância pois os riscos são menores quando todos conhecem as rotas de fuga, as saídas de emergência, a localização dos equipamentos e exatamente o que fazer.
O ideal é que seja formanda no condomínio uma brigada de incêndio com um líder para cada processo. Esse plano de abandono deve ser discutido em assembleia e, se possível, com a orientação do Corpo de Bombeiros.
O que fazer em caso de incêndio no condomínio?
Ao perceber um princípio de incêndio, chame o Corpo de Bombeiros imediatamente, informando de maneira precisa o seu nome e o endereço.
Tentando sempre manter a calma, ao ouvir o sinal sonoro saia imediatamente. Prefira as escadas e feche as portas corta-fogo para retardar a propagação.
Caso haja muita fumaça, respire pelo nariz e tente cobrir a boca e o nariz com um pano umedecido, formando uma máscara.
E sempre siga a orientação do Corpo de Bombeiros.
Quer saber como deixar seu condomínio mais inteligente e tornar o controle de acesso do seu condomínio mais eficiente?
A Shielder Tecnologia pode te ajudar. Entre em contato através do nosso site https://www.shielder.com.br/, nosso blog https://blog.shielder.com.br/ ou email [email protected].