Maneiras de economizar energia

Como economizar energia no condomínio
Maneiras de economizar energia no condomínio.

Descubra formas de economizar energia do condomínio

Cada vez mais a energia elétrica é parte essencial da nossa vida, a usamos para quase tudo que fazemos. Mas em nosso sistema socioeconômico precisamos pagar por ela e economia de energia não ajuda apenas no bolso, como ajuda o meio ambiente também

Pensando não apenas nos bolsos, mas em ajudar na preservação do meio ambiente, listamos algumas maneiras de economizar energia em condomínios.

Mapear as áreas de grande demanda de energia

O uso exagerado e inadequado da energia nas áreas comuns é uma das principais preocupações referentes a essa questão em condomínios.

Por isso é imprescindível prestar atenção e cuidar das áreas de grande demanda e consumo. Como por exemplo nas garagens, que dependendo da luminosidade podem chegar a ficar 24 horas acesas.

A escolha das lâmpadas ajuda na economia de energia

Reduzir as lâmpadas que precisam de reator, que gera oscilações e provoca a queima da lâmpada é um dos primeiros passos que ajudam a diminuir o gasto não só na conta de energia como na compra de lâmpadas.

Além disso, investir em lâmpadas de LED, que conseguem diminuir cerca de 40% do consumo e tem uma vida útil muito maior, também ajuda com a economia.

Outra possibilidade para as áreas de grande circulação e demanda de energia é colocar o sensor de presença e manter as lâmpadas apenas em pontos estratégicos, assim evita-se a necessidade de deixar todas as lâmpadas acessas por longos períodos.

Manutenção e inspeção periódicas

Fazer uma inspeção e uma manutenção periódica na fiação elétrica pode ajudar a detectar e impedir a fuga de corrente ou até um curto circuito.

Utilizar horários de menor fluxo a favor da economia

Detectar os horários de menores fluxo e uso das áreas comuns e discutir em assembléia a possibilidade de ajustar os ares-condicionados para funcionar em horários de maior uso e ver a possibilidade de desligar algum elevador nos momentos de pouco fluxo de pessoas reduz consideravelmente o gasto de energia.

Campanhas de economia de energia

Uma estratégia mais de longo prazo, mas que é de grande importância, é a conscientização. Incentivar para que cada unidade do condomínio se atente facilita a prática e a economia de energia.

Algumas dessas dicas para a economia pode gerar maior gasto a curto prazo (como a troca das lâmpadas e a instalação de sensores), mas a longo prazo será uma grande economia financeira e uma grande ajuda para o meio ambiente.

Quer saber como deixar seu condomínio mais inteligente e tornar o controle de acesso do seu condomínio mais eficiente?

A Shielder Tecnologia pode te ajudar. Entre em contato através do nosso site https://www.shielder.com.br/, nosso blog https://blog.shielder.com.br/ ou email [email protected].